O último ato de Neguinho da Beija-Flor: a ligação entre o intérprete e o futebol

MatériaMais Notícias

da fezbet: O Carnaval de 2025 do Rio de Janeiro marca a despedida de Neguinho da Beija-Flor da avenida. Aos 75 anos, Luiz Antonio Feliciano, do memorável grito “olha a Beija-Flor aí, gente”, encerra a sua carreira como intérprete. Foram 50 anos dedicados à escola de samba da Baixada Fluminense. Nesta matéria, o Lance! relembra grandes sucessos do sambista voltados ao futebol e datlha a ligação dele com o esporte.

continua após a publicidadeRelacionadasFora de CampoMancha é rebaixada, e Gaviões bate na trave; saiba como foi o carnaval de São PauloFora de Campo04/03/2025Fora de CampoNada de Sapucaí: Gabigol curte carnaval com Rafaella e assiste ao jogo do SantosFora de Campo03/03/2025FlamengoFla Manguaça homenageia ‘Gazela Negra’ no Carnaval do Rio nesta segunda-feiraFlamengo03/03/2025

da spicy bet: ➡️Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

É de Neguinho da Beija-Flor o “hino” de um dos estádios mais emblemáticos do mundo. Afinal, quem nunca escutou a canção “domingo, eu vou ao Maracanã, vou torcer pro time que sou fã…”?

Entenda como surgiu a música O Campeão (meu time)

Em 1979, um amigo de Neguinho o encomendou uma música para falar sobre o Vasco. No ônibus, ao encontro do cruz-maltino, o sambista escreveu a canção. Apesar de ser torcedor do Flamengo, ele rascunhou: “Vou torcer pro Vasco que sou fã”.

continua após a publicidade

Posteriormente, o autor trocou o início para “vou torcer pro time que sou fã”. Afinal, viu a oportunidade da música se tornar um símbolo de todas as equipes. E foi o que aconteceu.

Na final do Campeonato Brasileiro de 1980, entre Flamengo e Atlético-MG, o sistema de som do Maracanã tocou, pela primeira vez, o “O Campeão (meu time)”.

continua após a publicidade

Na ocasião, Neguinho imprimiu milhares de planfetos com a letra da música e distribuiu nas entradas do estádio. Leci Brandão, uma das grandes vozes da música brasileira, ajudou o amigo nesse desafio. E deu certo! Com mais de 150 mil torcedores, o Maracanã pulsou com a emblemática letra antes de a bola rolar (Flamengo campeão).

A canção se tornou hino oficial do Maracanã em 2021 com aprovação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Confira a letra

Domingo, eu vou pro maracanã
Vou torcer pro time que sou fã
Vou levar foguetes e bandeira
Não vai ser de brincadeira
Ele vai ser campeão

Não vou de cadeira numerada
Vou estar na arquibancada
Prá sentir mais emoção

Porque meu time bota pra ferver
E o nome dele são vocês que vão dizer
Porque meu time bota pra ferver
E o nome dele são vocês que vão dizer

(Ô, ô, ô)
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô ! (Nome do time)
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô !
(Nome do time)

Veja outras canções de Neguinho da Beija-Flor ligadas ao futebolO Mundo é uma bola

A Beija-Flor pegou o futebol e levou para a avenida em 1986, com o samba, cantado por Neguinho, “O Mundo é uma bola”. O enredo foi uma tentativa da escola de Nilópolis em se popularizar com uma temático presente no cotidiano (e foi o que aconteceu). Uma forte chuva atingiu a Sapucaí na noite do desfile (10/02/1986). A agremiação ficou em segundo lugar. A Mangueira foi a campeã.

Veja trecho da música

O meu Rio de Janeiro
O ano inteiro é samba e Maracanã

Se esta profusão de cores
Sensibiliza o visual
A arte é jogar bola
Vai na Copa e faz um carnaval

É milenar…

É milenar
A invenção do futebol
Fez o artista
Ter um sonho triunfal

Remix do hino do Flamengo

Apaixonado pelas cores vermelha e preta, Neguinho da Beija-Flor gravou um remix do hino do Flamengo, ao lado de outros cantores. No início da gravação, Zico, maior ídolo do clube carioca, diz: “Alô, Nação Rubro-Negra, aqui é o Zico, vamos nessa que esse hino é maravilhoso”. Em seguida o intérprete inicia a canção.

Mengão, minha maior paixão

Em maio de 2017, Neguinho publicou em seu canal no YouTube o vídeo “Mengão, minha maior paixão”, em que o sambista exalta o sue amor pelo clube do coração.

Coração dividido no Maracanã na final do Carioca de 2024

Natural de Nova Iguaçu, Neguinho foi ao Maracanã para assistir o Orgulho da Baixada contra o Flamengo, pela decisão do Campeonato Carioca. Com o Flamengo no coração e toda a gratidão pelo município em que nasceu, ele vestiu uma camisa com os escudos dos dois times.

Logo após o título do Flamengo, o sambista foi até a sede da Ferj e recebeu das mãos do presidente Rubens Lopes a medalha de campeão do time rubro-negro.

Tudo sobre

BotafogoFlamengoFluminenseMaracanãVasco

Related Posts

Jornalista da ESPN exalta técnico da França: 'Perdeu oito jogadores'

MatériaMais Notíciasda roleta: Campeão da última Copa do Mundo com a França, Didier Deschamps conseguiu levar a equipe à segunda final consecutiva no

Mauro Beting e Gian Oddi avaliam renovação de Abel Ferreira no Palmeiras

MatériaMais NotíciasConteúdo EspecialCarregando conteúdo especial…da roleta: Depois de um começo avassalador no futebol brasileiro, Abel Ferreira so

You Missed

Atlético de Madrid promove reencontro entre atacante da Seleção Brasileira e as 'duas mães'

Mauro Beting e Gian Oddi avaliam renovação de Abel Ferreira no Palmeiras

Jornalista da ESPN exalta técnico da França: 'Perdeu oito jogadores'

Philadelphia 76ers lança uniforme inspirado em Rocky Balboa

Surfista brasileiro troca socos com havaiano durante entrevista

Filho de Najila Trindade está passando por acompanhamento psicológico, diz pai da criança

Game
Register
Service
Bonus